Deputado estadual de Goiás desde o ano de 2019, Amilton Filho (MDB) foi reeleito ao cargo nas eleições ocorridas no último domingo, 2, e permanece na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) para mais um mandato. Com 46.556 votos obtidos em 211 dos 246 municípios, o parlamentar destaca o sentimento de gratidão e responsabilidade voltada à população goiana.
Natural de Anápolis, o político e advogado, de 37 anos, afirma realizar no Parlamento goiano um trabalho voltado ao municipalismo, desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda, educação e causa autista. Quinto colocado em todo o estado em números de votos, o deputado enfatiza que irá, com uma responsabilidade ainda maior, dar sequência ao trabalho desenvolvido e reforçar a atuação em outras bandeiras abraçadas em seu primeiro mandato.
Para que a população tenha conhecimento a respeito do perfil do representante, bem como seus projetos de continuidade no Legislativo goiano, o Portal da Alego coletou as principais informações biográficas do parlamentar e produziu uma breve entrevista voltada às suas perspectivas futuras. Confira:
Quem é Amilton Filho
Advogado e servidor público estadual, desde jovem já apresentava vocação para política. Em 2012, foi eleito pela primeira vez para o cargo de vereador em Anápolis, sua cidade natal, com 2.965 votos. Já em 2016, após conquistar 3.119 votos e renovar o mandato, Amilton Filho tornou-se presidente da Câmara Municipal.
Com a gestão marcada pela modernização do Poder Legislativo, realização de concurso público e implementação de programas, como Câmara nos Bairros e Parlamento Jovem, aceitou o desafio de se lançar candidato a deputado estadual.
Anápolis e os municípios circunvizinhos abraçaram a ideia e elegeram Amilton Filho em 2018, com 16.486 votos. Na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), teve atuação pautada no fortalecimento do municipalismo, desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.
Principais projetos
A ampliação do Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), reivindicação histórica de Anápolis, está entre os projetos que Amilton Filho aprovou na Casa. Outra luta do deputado foi a educação. Além de garantir a reforma e ampliação de mais de 50 colégios estaduais, Amilton Filho conseguiu que Anápolis voltasse a ter colégios construídos após 20 anos.
O parlamentar já apresentou, em seu primeiro mandato, mais de 70 projetos de lei, voltados a diversas áreas. As matérias, bem como seus andamentos, estão disponíveis no portal Opine Cidadão e podem ser conferidas neste link.
Municípios representantes
Amilton Filho representa, no Parlamento goiano, os municípios de Anápolis, Abadiânia, Água Fria, Araguapaz, Bom Jesus, Britânia, Campo Limpo, Cavalcante, Cristalina, Colinas do Sul, Goianápolis, Jesúpolis, Nerópolis, Ouro Verde, Padre Bernardo, Rio Quente, Santa Rosa, São Francisco, Teresina e outros.
Principais áreas de atuação
As principais áreas de atuação de Amilton Filho são, conforme o deputado, voltadas para o municipalismo, desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda, educação e causa autista.
Entrevista
Qual o sentimento em saber que foi um dos deputados mais votados nestas eleições?
O sentimento é de gratidão e responsabilidade ainda maior, principalmente pela votação obtida em 211 dos 246 municípios goianos.
Quais os caminhos acredita que o levaram à reeleição com um número tão significativo de votos?
Desde que me tornei deputado estadual, percorri os quatro cantos de Goiás para conhecer as necessidades dos municípios e ser a ponte e voz deles na Alego. Este número significativo é o reconhecimento de um trabalho que não poderia não parar.
Quais são as perspectivas para o próximo mandato?
Além de dar sequência ao trabalho já desenvolvido em prol dos municípios e reforçar a atuação em outras bandeiras abraçadas pelo mandato, como a causa autista, está entre as prioridades deste novo mandato lutar pela interiorização de cursos de qualificação da rede COTEC, visando a inserção das pessoas no mercado de trabalho, o aumento do valor da Bolsa Estudo para estudantes de ensino médio, implementação de novos pólos industriais e creche para as mães trabalhadoras que atuam em distritos industriais.
O que espera da Alego nos próximos quatro anos, visto se tratar de uma nova Legislatura, composta, também, por novos membros?
Minha expectativa é para que a próxima Legislatura seja marcada por debates e avanços na representatividade do povo goiano. Meu desejo é que cada vez mais a Casa seja um local aberto e plural, de diálogo, que busque estar cada dia mais próxima das pessoas. Que qualquer posição política seja ouvida e respeitada. Tenho a certeza de que será uma Legislatura forte, com representações de novas regiões que não estavam representadas antes no Parlamento. Não tenho dúvidas de que teremos condições de promover debates de alto nível em prol do povo goiano.
Agência Assembleia de Notícias